A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Nova Santa Marta, no bairro de mesmo nome, vai ter a sua obra retomada após dez anos do anúncio da construção. A Prefeitura de Santa Maria assinou nesta quarta-feira (12), a ordem de serviço com a empresa Binotto Construções para a retomada do trabalho, que tem investimento de R$4,2 milhões e prazo de conclusão de 180 dias.
A obra foi interrompida ainda na primeira fase depois que a empresa vencedora da licitação, na época, abandonou os serviços. Foram feitos apenas 11% da obra antes do contrato ser rescindido.
Localizada na Rua Manoel Mallmann , a escola recebeu recursos do Programa ProInfância (Creches – PAC 2) e de recursos próprios da Prefeitura. Depois de concluída, a EMEI Nova Santa Marta poderá oferecer até 120 vagas para turno integral ou 240 vagas para turno único (manhã ou tarde). Isso irá contribuir para atender a demanda, atualmente cerca de 900 crianças estão na fila de espera e para isso a prefeitura recorre a compra de vagas em instituições particulares de ensino.
Durante a assinatura a secretária de Educação, Lúcia Madruga, comemorou a retomada e lembrou que a EMEI é aguardada há muito tempo, não só pelos moradores do bairro, mas também pela própria Prefeitura.
– O sentimento é de esperança. Assinarmos a ordem de serviço desta escola que atenderá crianças de zero a 5 anos me enche de alegria e me faz acreditar na possibilidade de um futuro melhor para as nossas crianças e esta comunidade. A nossa caminhada para chegarmos a este momento foi árdua e longa, mas gratificante – apontou Lúcia.
Programa Pró-Infância
Em 2012, o governo federal anunciou o programa ProInfância que contava com recursos de R$ 15 milhões para Santa Maria para a construção de escolas de educação infantil. Seriam feitas 10 creches que ofertariam, pelo menos, 2 mil vagas.
Quando anunciadas a expectativa era que as escolas fossem finalizadas, no máximo, até 2014. No entanto, devido a problemas com a empresa contratada até hoje, nenhuma está pronta. Em 2022, novas licitações estão sendo feitas e a construção de cinco creches devem ser retomadas. Já as outras cinco não serão mais construídas.
Creches que ainda vão ser construídas
Creche Monte Belo, na Cohab Fernando Ferrari (Camobi) – contrato rescindido, 10% da obra concluída Creche Santa Marta, na Nova Santa Marta – ordem de serviço assinada; prazo de 180 dias para conclusãoCreche Diácono João Luiz Pozzobon, na Maringá – em construção, 80% da obra concluídaCreche Residencial Lopes, no Residencial Lopes – em fase de atualização do orçamento. Licitação deve ser lançada ainda este ano.Creche Medianeira, na Medianeira – em construção
Juntas, as EMEIs vão ofertar 600 vagas, se forem em turno integral, ou 1200, caso apenas um turno (manhã ou tarde). Agora três das escolas previstas já estão em construção, a última anunciada foi a EMEI da Medianeira no final de setembro e o prazo de conclusão da obra é de 300 dias. A que está localizada na Vila Maringá deverá ser a próxima entregue e a previsão é concluir os trabalhos ainda neste ano.